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N Ativação Tipo Localidade Suplemento
N129 CNL

2016-09-15

C SBPV
ÁREA RESTRITA

- Área restrita TEMPO (Crocodilo 2A) compreendida entre as radiais 230 e 260 limitado internamente por um arco de raio de 11NM e externamente por um arco de raio de 15NM, ambos com centro no VOR PVH (0842.84S/06354.21W) ativo.

- RMK: Treinamento de aeronave militar - Limite vertical: GND/1500FT AMSL

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP ENR 5.1 (RPLC G1449/2016)

N130 CNL

2016-09-15

C SBPV
ÁREA RESTRITA

- Área restrita TEMPO (Crocodilo 2) compreendida entre as radiais 230 e 260 limitado internamente por um arco de raio de 07NM e externamente por um arco de raio de 11NM, ambos com centro no VOR PVH (0842.84S/06354.21W) ativo.

- RMK: Treinamento de aeronave militar - Limite vertical: GND/1000FT AMSL

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP ENR 5.1 (RPLC G1447/2016)

N131 CNL

2016-09-15

C SBMM
AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB MAR 375 Khz indisponível.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 15 de março de 2017, 2359 UTC.

ENR 4.1

N132

2016-09-15

C SBLB
AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB LBA 210 Khz indisponível.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 15 de março de 2017, 2359 UTC

AIP ENR 4.1

N133

2016-09-15

C SBXX
ROTAS PREFERENCIAIS IFR E ROTAS ALTERNATIVAS IFR - AIP BRASIL

- Inserir página ENR 1.15.

1.1 CRITÉRIOS GERAIS 1.1.1 A aplicação de rotas preferenciais IFR tem por objetivo otimizar o uso do espaço aéreo, permitir melhor planejamento dos voos e aumentar a fluidez do tráfego aéreo, mantendo os elevados índices de segurança operacional, e serão aplicadas no espaço aéreo brasileiro, conforme descrito a. seguir. 1.1.2 As aeronaves com plano de voo IFR, decolando de um dos aeroportos homologados IFR, cumprirão os procedimentos de saída IFR publicados e que as conduzem para o fixo/waypoint de interceptação da aerovia aprovada em seu plano de voo. Este fixo/waypoint deverá ser anterior ou coincidente com o início da rota preferencial IFR ou rota alternativa IFR, se houver. 1.1.3 As aeronaves cumprindo rotas preferenciais IFR ou rotas alternativas IFR recebem o mesmo tratamento das demais aeronaves pelo ATC, podendo, por exemplo, serem vetoradas, com o objetivo de ajustar-se ao sequenciamento, encurtar suas trajetórias de voo ou prover a separação adequada com outras aeronaves, nos casos em que os ajustes de velocidade não forem suficientes. Nota: A relação completa das Rotas Preferenciais IFR e Rotas Alternativas IFR encontra-se descrita no portal do CGNA na INTERNET, no endereço www.cgna.gov.br.

1.2 ROTAS PREFERENCIAIS IFR Rota preferencial IFR é uma medida ATFM previamente definida, divulgada em Publicação de Informação Aeronáutica (AIP), NOTAM ou outros meios, possuindo caráter obrigatório e estabelecida sob coordenação e aprovação do CGNA. Uma rota preferencial poderá conter a rota completa entre dois aeroportos ou apenas um trecho de rota, ligando Áreas de Controle Terminal (TMA) ou Setores ATC de uma ou mais Região de Informação de Voo (FIR).

1.3 ROTAS ALTERNATIVAS IFR Rota alternativa IFR é uma medida ATFM previamente, definida, divulgada em Publicação de Informação Aeronáutica (AIP), NOTAM ou, outros meios, possuindo caráter obrigatório e estabelecida sob coordenação e aprovação do CGNA, podendo ser utilizada em substituição a uma rota preferencial IFR em casos de restrição técnica ou operacional, conforme descrito a seguir. Uma rota alternativa IFR poderá conter a rota completa entre dois aeroportos ou apenas um trecho de rota, ligando Áreas de Controle Terminal (TMA) ou Setores ATC de uma ou mais Região de Informação de Voo (FIR). - As rotas alternativas IFR serão aplicadas em uma ou mais das seguintes situações: a) Em determinados horários do dia cujo movimento de tráfego aéreo que deu origem à rota preferencial IFR associada seja reduzido; b) Quando a rota preferencial IFR associada não puder ser utilizada em função da aplicação total ou parcial do plano de contingência estabelecido ou pela ativação de Espaço Aéreo Condicionado. c) Quando solicitado pelo usuário cuja performance da aeronave não se ajuste a rota preferencial IFR associada; e d) Por necessidade operacional dos órgãos ATC.

1.4 AUTORIZAÇÃO DOS PLANOS DE VOO IFR. 1.4.1 Os planos de voo IFR propostos serão autorizados, em princípio pelas rotas preferenciais IFR estabelecidas (se houver) para o aeroporto (ou região) de destino. 1.4.2 As rotas alternativas IFR solicitadas (alínea “c” do item 1.3) serão analisadas pelo órgão ATC e poderão ser aprovadas total ou parcialmente, em função do movimento de tráfego aéreo previsto nas rotas preferenciais IFR ou de outras circunstâncias que possam afetar a circulação aérea.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 13 de outubro de 2016, 2359 UTC.

AIP ENR 1.15

N134

2016-09-15

C SBXX
INFORMAÇÃO CANCELADA - AIP BRASIL

- Informação contida no Texto da parte ENR 2.1.1 S-2 da AIP, item 4.1.7 cancelada.

1 - TEXTO: "As ACFT na FIR SBBS que se destinam aos AD situados na TMA São Paulo (SBXP) deverão solicitar início de descida ao ACC Brasília, ajustando seu voo de modo a cruzar a projeção dos limites laterais daquela terminal no FL230 ou abaixo, com velocidade igual ou inferior a 300KT, para sequenciamento de TFC".

De 15 Setembro de 2016, 0000 UTC até 05 janeiro de 2017, 2359 UTC.

AIP ENR 2.1 (RPLC N109/16)

N135 CNL

2016-09-15

C SBEC
AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB PPM 285 Khz indisponível.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 15 de março de 2017, 2359 UTC

AIP MAP IAC

N136

2016-09-15

C SBJC
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre de telecomunicação) iluminado montado.

COORD 012106,70S0482838,00W ELEV 66M COORD 012152,27S0482807,90W ELEV 72M COORD 012536,48S0482720,70W ELEV 85M COORD 012408,71S0482708,75W ELEV 70M

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP MAP VAC

N137

2016-09-15

C SBJC
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre metálica) não iluminado montado.

1) COORD 0123.06S/04824.36W ELEV 299FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM 2) COORD 0122.06S/04823.00W ELEV 332FT 3) COORD 0122.51S/04822.10W ELEV 296FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM 4) COORD 0121.32S/04822.20W ELEV 260FT 5) COORD 0122.05S/04821.16W ELEV 204FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM 6) COORD 0122.48S/04820.35W ELEV 250FT 7) COORD 0122.68S/04819.23W ELEV 475FT - CORREDOR FOXTROT DA REA BELEM 8) COORD 0123.66S/04819.23W ELEV 455FT - PROXIMO CORREDOR FOXTROT DA REABELEM 9) COORD 0123.34S/04823.56W ELEV 595FT - CORREDOR ECHO DA REA BELEM 10) COORD 012532.85/0482701.32W ELEV 186FT

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP MAP VAC

N138 CNL

2016-09-15

C SBBE
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre de telecomunicação) iluminado montado.

COORD 012239,43S 0482638,44W ELEV 83M COORD 012106,70S 0482838,00W ELEV 66M COORD 012346,97S 0482604,49W ELEV 95M COORD 012101,58S 0482657,41W ELEV 84M COORD 012152,27S 0482807,90W ELEV 72M COORD 012536,48S 0482720,70W ELEV 85M COORD 012408,71S 0482708,75W ELEV 70M

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP AD 2.10

N139 CNL

2016-09-15

C SBSL
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO

- Obstáculo (torre de telecomunicação) iluminado montado.

COORD 023441.70S0441152.20W ELEV 111M

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP AD 2.10

N140 CNL

2016-09-15

C SBTU
LUZES

Luzes da área de Pouso indisponíveis.

- VASIS da Pista 02 Inoperante; - VASIS da Pista 20 Inoperante.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP MAP ADC (RPLC N025/16)

N141 CNL

2016-09-15

C SBBE
PISTA

Proibidas as operações de aeronaves na Pista 06/24 em caso de pista contaminada ou ocorrência de chuva moderada ou forte.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 22 de junho de 2018, 2359 UTC.

AIP AD 2.12

N142 CNL

2016-09-15

C SBMQ
OBSTÁCULO

- Obstáculo (Torre de iluminação) montado.

1) ILUMINADO: A) COORD 000224,60N0510326,00W ELEV 91M B) COORD 000227,00N0510421,20W ELEV 73M C) COORD 000144,20N0510357,40W ELEV 8OM D) COORD 000530,10N0510357,10W ELEV 104M

2) NÃO ILUMINADO: COORD 000051,00N0510427,00W ELEV 91M

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 31 de Dezembro de 2017, 2359 UTC.

AIP AD 2.10

N143 CNL

2016-09-15

C SBPB
PÁTIO RESTRITO

- Restrição de pátio para aeronaves de aviação geral e militar somente nos sábados das 1600 às 1900 UTC.

1 – Dia e horário: Sábado 1600 / 1900 UTC.

De 15 de setembro de 2016, 1600 UTC até 30 de dezembro de 2016, 1900 UTC.

AIP MAP ADC

N144

2016-09-15

C SBBH
RAMPA DE ACESSO NO AD

Via de acesso aos hangares do setor Sul (largura de 8.30 m) somente pela TWY “Charlie” com operações sob responsabilidade do operador da aeronave.

De 15 de setembro de 2016, 0000 UTC até 29 de junho de 2018, 2359 UTC.

AIP AD 2.24

N145 CNL

2016-09-15

C SBGO
DISTÂNCIAS DECLARADAS

- Distâncias declaradas da Pista 14/32 modificadas.

Distâncias declaradas:

TORA TODA ASDA LDA RWY 14 2350M 2350M 2350M 2383M RWY 32 2383M 2383M 2383M 2383M

De 15 de Setembro de 2016, 0301 UTC até 30 de junho de 2017, 2359 UTC.

AIP AD 2.13 (RPLC F2205/16)

N146 CNL

2016-09-15

C SBGO
PISTA

- Primeiros 117 m da pista 14 fechados devido obras.

De 15 de setembro de 2016, 0301 UTC até 30 de junho de 2017, 2359 UTC.

AIP AD 2.12 (RPLC F2204/16)