Santos Dumont
( SBRJ ) /
RIO DE JANEIRO,
RJ
|
22 54 36S/043 09 45W |
AD
PUB/MIL
INFRAERO
2E
UTC-3
VFR IFR
L21
,
L23
,
L26
|
3 (10) |
02L -
L9A(3.23)
[1]
[6]
,
L12
-
(
1260x30
ASPH
39/F/B/X/T
[8]
L14
,
L15
)
-
L9A(3.12)
,
L12
-
20R
02R -
L9(3.23)
[1]
[2]
,
L12
-
(
1323x42
ASPH
65/F/B/X/T
[8]
L14
,
L15
)
-
L9(3.12)
[5]
,
L12
-
20L
|
SBCW (SRPV-SP)
|
COM - |
TORRE RIO
[109]
[17]
[18]
[19]
118.700
121.500
[3]
SOLO RIO
[98]
121.700
[1312]
TRÁFEGO RIO
[98]
121.050
ATIS RIO
[1716]
[1918]
132.650
|
|
RDONAV - |
NDB PP
415 2252.21S/04309.91W
|
|
CMB-
[1211]
PF
TF
[1110]
SER - S1
RFFS -
CAT - 7
|
|
AIS - |
[1312]
[1413]
(21) 3814-7203
|
|
RMK - |
DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
- Pátio de ACFT e área de estadia restrito para PRKG ou pernoite de ACFT com peso superior a 5700 Kg. A administração do aeroporto deverá ser consultada com antecedênciase há disponibilidade
- Não AUTH apresentação de Plano de Voo por radiotelefonia
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
- Operador de aeródromo deve realizar procedimento de verificação de segurança de aeronaves dos operadores de táxi aéreo e da aviação geral após o pouso e parada nas posições no pátio de estacionamento diariamente de 0800 às 0100
- Pátio GEIV exclusivo para ACFT MIL de asa fixa, com envergadura máxima de até 20m e comprimento de até 21m. A necessidade de utilização do pátio do GEIV deverá ser informada com antecedência MNM de 24HR pelos tel: (21) 2101-6433 ou (21) 2101-6423. As ACFT deverão entrar em CTC com TÁTICA IV (india victor), FREQ 123.50 Mhz, informando a maior autoridade a bordo e apoio de solo necessário.
- PRKG DECEA 1 (Antigo Patio 3 MIL) AVBL somente para ACFT MIL mediante coor previa atraves do tel (21)98554-4227
- OPS noturna OBS falta de balizamento.
- ACFT com destino ao patio deverão entrar em CTC FREQ 122.30MHZ (OPS RIO), informando a maior autoridade a bordo e apoio ao solo se necessário.
- Pátio A reservado para embarque, com tolerância máxima de uma hora
- Recomenda-se amarrar e bloquear comandos ACFT estacionadas nos canteiros 5 e 6 ADJ TWY BRAVO, devido a táxi de HEL naquele local
- Pátio PRKG do DECEA (antigo pátio 3 MIL) AVBL somente para ACFT MIL PPR através do TEL: (21) 98554-4227.
- ACFT com destino ao pátio deverão entrar em CTC FREQ 122.300 MHz (OPS RIO) informando maior autoridade a bordo e apoio ao solo se necessário
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
- Cuidado: Morro Pão de Açúcar com ALT 1326FT e demais OBST situados nas suas imediações encontram-se a 3697M (2NM da THR 02R no prolongamento do eixo da RWY). (Ver também carta de obstáculo e ENR 2)
- OBST NO LGTD:
1) Árvore nas COORD 225457.26S/0430941.12W DIST 125M THR 02R
AZM 078 DEG ALT 14.349M AMSL
2) Árvore nas COORD 225456.97S/0430940.97W DIST 134M THR 02R
AZM 075 DEG ALT 13.804M AMSL
3) Árvore nas COORD 225456.52S/0430940.90W DIST 143M THR 02R
AZM 072 DEG ALT 14.505M AMSL
4) Árvore nas COORD 225456.08S/0430940.90W DIST 152M THR 02R
AZM 068 DEG ALT 13.077M AMSL
5) Árvore nas COORD 225455.16S/0430941.05W DIST 170M THR 02R
AZM 060 DEG ALT 16.665M AMSL
6) Edificação nas COORD 225457.89S/0430940.23W DIST 138M THR
02R AZM 091 DEG ALT 12.152M AMSL
7) Edificação nas COORD 225457.48S/0430940.45W DIST 137M THR
02R AZM 085 DEG ALT 14.024M AMSL
8) Edificação nas COORD 225456.45S/0430940.53W DIST 152M THR
02R AZM 074 DEG ALT 14.016M AMSL
9) Edificação nas COORD 225455.91S/0430939.60W DIST 185M THR
02R AZM 074 DEG ALT 13.184M AMSL
- OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD 225357S/0431213W ELEV 61,22M
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
- RCD:
RWY 02L/20R 3C
RWY 02R/20L 4C
LUZES DE APROXIMAÇÃO E DE PISTA
OPS noturna OBS falta de balizamento
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
- As subidas VMC para ACFT com destino ao SUL deverão ser efetuadas via BARRA (entrada da Baía da Guanabara).
- Proibidos os voos de instrução primária, de pilotagem elementar, de treinamento e de cargueiros.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- Aeronaves em aproximação para as pistas 02L e 02R, observar cruzamento de viaturas entre a Escola Naval e o pátio de estacionamento do aeroporto, próximo à cabeceira
- Se o piloto não conhecer o aeródromo, solicitar o apoio de FOLLOW-ME à TWR SOLO
- APAPI THR 20R ângulo normal de rampa 3.12DEG METH 35FT.
- A TWR Rio de Janeiro não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto a frequência do próximo órgão a ser chamado após a TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
- Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR Santos Dumont a condição de trem de pouso, exceto situações de emergência com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
- Para informações adicionais consultar Centro de Informações Aeronáuticas Rio De Janeiro (C-AIS RJ), Tel Pln/Fax (21) 3398-4738
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
- Em virtude dos requisitos operacionais necessários para as STAR e/ou SID na área terminal do Rio de Janeiro, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as aeronaves homologadas RNAV 1 ou RNP 1
Cartas ver AIP MAP
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COMPL - |
- [1] Utilização CLR somente dentro da DIST DE 1NM da THR
- [2] MEHT: 40FT
- [3] EMERG
- [4] Aceita PLN e suas atualizações por TEL. TEL CMA: (21) 2101-6640. TEL/FAX PLN: (21) 3814-7733
- [5] MEHT: 37.40FT
- [6] MEHT: 39FT
- [8]
GROOVING para a pista 02/20 e camada porosa de atrito
[9] (DLY 0930-0330)
- [
109] (DLY 0900-0200)
- [
1110] PETROBRAS: H24. TEL: (21) 3814-7781 ou 3814-7437
- [
1211] (DLY 0800-0200) - O/R: SHELL TEL: (21) 2262-0013 ou (21) 3814- 7301.
- [
1312] Autoatendimento
- [
1413] Para INFO ADDN, consultar o C-AIS Rio de Janeiro. TEL PLN/FAX: (21) 3398-4738.
- [
1716] D-ATIS AUTH DE TFC VIA DATA LINK ACF
- [
1817] D-CL AUTH DE TFC VIA DATA LINK ACF
- [
1918] (DLY 0900-0200)
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