Comparativo de Emendas ROTAER

Legenda: Adicionado Retirado
Santos Dumont ( SBRJ ) / RIO DE JANEIRO, RJ 22 54 36S/043 09 45W
AD PUB/MIL INFRAERO 2E UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 3 (10)

02L - L9A(3.23) [1] [6] , L12 - ( 1260x30 ASPH 39/F/B/X/T [8] L14 , L15 ) - L9A(3.12) , L12 - 20R

02R - L9(3.23) [1] [2] , L12 - ( 1323x42 ASPH 65/F/B/X/T [8] L14 , L15 ) - L9(3.12) [5] , L12 - 20L

SBCW (SRPV-SP)
COM -
TORRE RIO [109] [17] [18] [19] 118.700 121.500 [3]
SOLO RIO [98] 121.700 [1312]
TRÁFEGO RIO [98] 121.050
ATIS RIO [1716] [1918] 132.650
RDONAV -
NDB PP 415 2252.21S/04309.91W
CMB- [1211] PF TF [1110] SER - S1   RFFS - CAT - 7
MET -

[1312]

AIS - [1312] [1413] (21) 3814-7203

RMK -

DADOS GEOGRÁFICOS E ADMINISTRATIVOS DE AERÓDROMO
  1. Pátio de ACFT e área de estadia restrito para PRKG ou pernoite de ACFT com peso superior a 5700 Kg. A administração do aeroporto deverá ser consultada com antecedênciase há disponibilidade
  2. Não AUTH apresentação de Plano de Voo por radiotelefonia
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Operador de aeródromo deve realizar procedimento de verificação de segurança de aeronaves dos operadores de táxi aéreo e da aviação geral após o pouso e parada nas posições no pátio de estacionamento diariamente de 0800 às 0100
  2. Pátio GEIV exclusivo para ACFT MIL de asa fixa, com envergadura máxima de até 20m e comprimento de até 21m. A necessidade de utilização do pátio do GEIV deverá ser informada com antecedência MNM de 24HR pelos tel: (21) 2101-6433 ou (21) 2101-6423. As ACFT deverão entrar em CTC com TÁTICA IV (india victor), FREQ 123.50 Mhz, informando a maior autoridade a bordo e apoio de solo necessário.
  3. PRKG DECEA 1 (Antigo Patio 3 MIL) AVBL somente para ACFT MIL mediante coor previa atraves do tel (21)98554-4227
  4. OPS noturna OBS falta de balizamento.
  5. ACFT com destino ao patio deverão entrar em CTC FREQ 122.30MHZ (OPS RIO), informando a maior autoridade a bordo e apoio ao solo se necessário.
  6. Pátio A reservado para embarque, com tolerância máxima de uma hora
  7. Recomenda-se amarrar e bloquear comandos ACFT estacionadas nos canteiros 5 e 6 ADJ TWY BRAVO, devido a táxi de HEL naquele local
  8. Pátio PRKG do DECEA (antigo pátio 3 MIL) AVBL somente para ACFT MIL PPR através do TEL: (21) 98554-4227.
  9. ACFT com destino ao pátio deverão entrar em CTC FREQ 122.300 MHz (OPS RIO) informando maior autoridade a bordo e apoio ao solo se necessário
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. Cuidado: Morro Pão de Açúcar com ALT 1326FT e demais OBST situados nas suas imediações encontram-se a 3697M (2NM da THR 02R no prolongamento do eixo da RWY). (Ver também carta de obstáculo e ENR 2)
  2. OBST NO LGTD:
    1) Árvore nas COORD 225457.26S/0430941.12W DIST 125M THR 02R AZM 078 DEG ALT 14.349M AMSL
    2) Árvore nas COORD 225456.97S/0430940.97W DIST 134M THR 02R AZM 075 DEG ALT 13.804M AMSL
    3) Árvore nas COORD 225456.52S/0430940.90W DIST 143M THR 02R AZM 072 DEG ALT 14.505M AMSL
    4) Árvore nas COORD 225456.08S/0430940.90W DIST 152M THR 02R AZM 068 DEG ALT 13.077M AMSL
    5) Árvore nas COORD 225455.16S/0430941.05W DIST 170M THR 02R AZM 060 DEG ALT 16.665M AMSL
    6) Edificação nas COORD 225457.89S/0430940.23W DIST 138M THR 02R AZM 091 DEG ALT 12.152M AMSL 7) Edificação nas COORD 225457.48S/0430940.45W DIST 137M THR 02R AZM 085 DEG ALT 14.024M AMSL
    8) Edificação nas COORD 225456.45S/0430940.53W DIST 152M THR 02R AZM 074 DEG ALT 14.016M AMSL
    9) Edificação nas COORD 225455.91S/0430939.60W DIST 185M THR 02R AZM 074 DEG ALT 13.184M AMSL
  3. OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD 225357S/0431213W ELEV 61,22M
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DAS PISTAS
  1. RCD:
    RWY 02L/20R 3C
    RWY 02R/20L 4C
LUZES DE APROXIMAÇÃO E DE PISTA
  1. OPS noturna OBS falta de balizamento
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. As subidas VMC para ACFT com destino ao SUL deverão ser efetuadas via BARRA (entrada da Baía da Guanabara).
  2. Proibidos os voos de instrução primária, de pilotagem elementar, de treinamento e de cargueiros.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. Aeronaves em aproximação para as pistas 02L e 02R, observar cruzamento de viaturas entre a Escola Naval e o pátio de estacionamento do aeroporto, próximo à cabeceira
  2. Se o piloto não conhecer o aeródromo, solicitar o apoio de FOLLOW-ME à TWR SOLO
  3. APAPI THR 20R ângulo normal de rampa 3.12DEG METH 35FT.
  4. A TWR Rio de Janeiro não informará a hora de TKOF às ACFT. A instrução quanto a frequência do próximo órgão a ser chamado após a TKOF e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de TKOF.
  5. Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR Santos Dumont a condição de trem de pouso, exceto situações de emergência com referência ao seu baixamento e/ou travamento.
  6. Para informações adicionais consultar Centro de Informações Aeronáuticas Rio De Janeiro (C-AIS RJ), Tel Pln/Fax (21) 3398-4738
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
  2. Em virtude dos requisitos operacionais necessários para as STAR e/ou SID na área terminal do Rio de Janeiro, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as aeronaves homologadas RNAV 1 ou RNP 1
  3. Cartas ver AIP MAP
COMPL -
  • [1] Utilização CLR somente dentro da DIST DE 1NM da THR
  • [2] MEHT: 40FT
  • [3] EMERG
  • [4] Aceita PLN e suas atualizações por TEL. TEL CMA: (21) 2101-6640. TEL/FAX PLN: (21) 3814-7733
  • [5] MEHT: 37.40FT
  • [6] MEHT: 39FT
  • [8] GROOVING para a pista 02/20 e camada porosa de atrito
  • [9] (DLY 0930-0330)
  • [109] (DLY 0900-0200)
  • [1110] PETROBRAS: H24. TEL: (21) 3814-7781 ou 3814-7437
  • [1211] (DLY 0800-0200) - O/R: SHELL TEL: (21) 2262-0013 ou (21) 3814- 7301.
  • [1312] Autoatendimento
  • [1413] Para INFO ADDN, consultar o C-AIS Rio de Janeiro. TEL PLN/FAX: (21) 3398-4738.
  • [1716] D-ATIS AUTH DE TFC VIA DATA LINK ACF
  • [1817] D-CL AUTH DE TFC VIA DATA LINK ACF
  • [1918] (DLY 0900-0200)