17R -
L4
,
L9(2,87)
[1]
,
L10
,
L12A
-
(
1940x45
ASPH
50/F/B/X/T COMP
[2]
L14A
,
L15
)
-
L9
[1]
,
L10
,
L12A
-
35L
17L -
L9
[1]
,
L10
,
L12
-
(
1495x45
ASPH
38/F/B/X/U
[3]
L14
,
L15
)
-
L9
[1]
,
L10
,
L12
-
35R
|
SBCW (SRPV-SP)
|
RMK - |
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
- Horário de funcionamento do aeroporto São Paulo/Congonhas será das 09:00 às 02:00.
- Entre 0900/1000 UTC e 0100/0200 UTC, serão proibidas as operações de ACFT cujos níveis de ruído estejam em desacordo com os limites estabelecidos nas subpartes “C” e “F” do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBAC 36), equivalentes aos capítulos 3, 5 e 10 do Anexo 16/volume 1 à Convenção de Aviação Civil Internacional e atualizações posteriores.
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
- Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência 6,0t. Horário de funcionamento 0900-0000
- Área PRKG (Box 19) somente embarque e desembarque com permanência máxima de quarenta minutos
- Pátio aviação geral CLSD permanecendo 14 PSN para ACFT 09M e 01 PSN para ACFT 12M
- TWY OSCAR limitado OPS ACFT com envergadura máxima de 24M
- Pista de táxi para acesso à cabeceira da RWY 17R praticável com cautela, sendo compulsória a redução de potência para MNM de táxi entre a primeira curva após a posição nº. 2 e a posição crítica nº. 3. Ver gráfico na sala AIS.
- AVBL de PRKG:
a. ACFT da aviação geral estarão sujeitas a serem desviadas para outros AD, devido
pátio de PRKG e pernoite reduzido. Pátio da aviação geral, situado ao lado da RWY
17L/35R, com capacidade de 43 PSN, assim distribuídas:
- 25 PSN para ACFT até 12M de envergadura;
- 4 PSN para ACFT até 14M de envergadura;
- 8 PSN para ACFT até 15M de envergadura;
- 6 PSN para HEL.
b. Pátios da aviação geral I e II, situados ao lado da RWY 17L/35R, destinados à
estadia de ACFT. Pátio da aviação geral III Área de Manobras, situado ao lado da RWY
17R/35L, destinado à embarque e desembarque de PAX das empresas de Táxi Aéreo
que operam com ACFT bimotoras, turboélice ou a jato, por tempo não superior a 01
(uma) hora, quando AUTH pela Administração do AP.
c. Todas as PSN para PRKG de ACFT comerciais de empresas NTL e INTL no AP de
Congonhas são incluídas no sistema “push-back”
d. Somente será permitido o MAX de 40 MIN para permanência nos boxes de PRKG
para os FLT DOM regulares.
- Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência
6,0t.Horário de funcionamento 0900-0000
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
- OBS OBST (antena) montado distante 5667M THR 17R AZM 023DEG ELEV 3369FT
- OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233623.83S/0463820.95W ELEV 864,94M
- OBST MONTADO (MASTRO) NEG LGTD ALT OTP 897,55M (2945FT) NAS COORD 233609.54S/0463749.51W
- OBS OBST (torre) BTN THR 17L e 17R, ELEV 39FT.
- OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233537.83S/0463818.65W ELEV 876,83M
ÁREA DE ATERRISSAGEM DE HELICÓPTERO
- Seção RWY 17L/35R na interseção desta com a TWY B, utilizável como área de LDG e DEP de helicópteros
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
- OBS AIC sobre Circulação de ACFT em voo VFR na TMA-SP.
- LIMITAÇÕES: a) As ACFT sujeitas aos horários de transporte aéreo (HOTRAN) cumprirão, nos pousos e decolagens, o sequenciamento de tráfego estabelecido pelo órgão ATS; b) Somente poderão operar ACFT que possam utilizar as duas RWY para decolagem e pouso. Exceto ACFT de voo domésticos regulares de passageiros; c) A operação de ACFT de asas fixas só será permitida com dois pilotos, exceto as ACFT de CAT TPP, desde que operada por piloto de linha aérea (PLA); d) Os voos domésticos não-regulares de PAX (charter) somente serão AUTH aos SAT SUN e HOL ou fora dos horários de grande MOV a critério da autoridade aeronáutica.
- Com finalidade de permitir saída ACFT prontas para DEP nos HR próximos ao
fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham
atingido o auxílio básico do procedimento de modo a garantir o pouso em
Congonhas até as 01:45 UTC
- Reta final para pouso na RWY 17 deverá ser executada com cautela devido à existência de correntes descendentes próximas à cabeceira.
- Os seguintes serviços de transporte aéreo são autorizados: a) voos domésticos regulares de PAX; b) voos domésticos não-regulares (de PAX); c) voos não-regulares das empresas de táxi aéreo; d) voos da aviação geral; e)Voos internacionais não regulares de passageiros realizados com ACFT classificadas até o código 3-B, de acordo com o apêndice 3 do manual de projetos de ADs da OACI, com limite MAX de 15 assentos.
- PROC especiais ATC:
a. Por necessidade do fluxo do TFC na TMA SP e/ou no AD, a sequência de
acionamento e TAX será dada pelo GNDC São Paulo;
b. Nos horários de alta densidade de TFC, será requerido que as ACFT efetuem suas
OPS de DEP e ARR com o MNM possível de tempo de ocupação da RWY em uso;
c. O APP São Paulo poderá vetorar as ACFT em FLT IFR para APCH visual sempre que
as condições MET estiverem igual ou acima de 5KM VIS e 1000FT de teto. Nessa
situação, será mantido o FPL IFR da ACFT até o piloto em comando declarar CTC visual
com a RWY em uso.
d. Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR São Paulo a condição de
trem de pouso. EXC situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou
travamento
- Condições especiais de operação:
As ACFT cumprindo voos regulares de PAX que não puderem OPR na RWY auxiliar deverão informar esta COND a TWR no primeiro contato.
- OBS área de operação SIMUL de ACFT e HEL na FNA da RWY 17 de São Paulo/ Congonhas (Área de Controle Helicóptero), descrita e regulada em AIP Brasil SBSP AD 2.22(Procedimentos para os voos VFR dentro da CTR e Rotas VFR dentro da CTR).
PROCEDIMENTOS DE VOO
- Separação composta poderá ser aplicada na APRX final da RWY 17 e/ou rampa de TKOF da RWY 35 de São Paulo Congonhas (SBSP), entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na área de controle HEL. Separação composta MIN a ser empregada: 2,5NMx500FT.
- ACFT CAT A e B CTC prévio com APP São Paulo ou TWR São Paulo
(TRÁFEGO ou SOLO) respectivamente, quando não houver COND LDG/
ARR RWY 17L/35R
INFORMAÇÃO ADICIONAL
- ACFT CAT A e B CTC prévio com APP São Paulo ou TWR São Paulo (TRÁFEGO ou SOLO) respectivamente, quando não houver COND LDG/ARR RWY 17L/35R
- Devido à necessidade de pedido prévio de slot, via Central Integrada de Slots, através dos telefones 0800-2826612 ativada mediante NOTAM
- Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPR LAND/TKOF INTL necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa para a ANAC, com antecedência mínima de 24 horas (considerando finais de semana e feriados nacionais)
- AD não utilizável como alternativa
- O acionamento de APU de ACFT ou GPU, dentro do horário de funcionamento do AD,
só será permitido em áreas determinadas pela administração do AD
- Desde que o operador da ACFT solicite os serviços dos órgãos ATS e da administração
do AD, com antecedência MNM de 40 minutos, e apresente à Seção de Aviação Civil
do AD de Congonhas (SAC-SP) os documentos que comprovem devidamente a
natureza da operação antes da DEP ou após LDG, será permitida a operação BTN
0200/0900 UTC à ACFT:
a. transportando ou destinadas a transportar enfermo ou ferido grave;
b. transportando órgãos vitais para transplante humano;
c.3. engajada em operação de SAR; ou
d.4. em operação MIL, assim definida pela autoridade competente.
- Com a finalidade de permitir a saída ACFT prontas para DEP nos horários próximo ao
fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham atingido o
auxílio básico do PROC, com a finalidade de garantir LDG em SBSP TIL 0145 UTC
- A TWR SÃO PAULO não informará a hora de DEP às ACFT. A instrução quanto à frequência do próximo órgão a ser chamado após a DEP e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de decolagem. Salvo em situações excepcionais, as ACFT deverão manter escuta da FREQ da TWR até o cruzamento da THR oposta à RWY de DEP.
- Proibições:
a. BTN 1000/1300 e BTN 2100/0000 UTC a OPS de ACFT convencionais EXC SAT, SUN
e HOL.
b. Planos de voo visuais de ACFT de asas fixas com DEST ou origem neste AD.
c. Sede operacional de novas empresas de táxi aéreo e de manutenção.
d. FLT de treinamento.
e. FLT cargueiros, EXC voos exclusivos para o transporte de malotes bancários.
f. Experiências e cheques com quaisquer tipos de ENG de ACFT BTN 0100-1000 UTC;
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
- OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
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