Publicação da ICA 53-4 (Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica) e da TCA 53-2 (Catálogo de Requisitos de Dados de Informações Aeronáuticas)

Publicação da ICA 53-4 (Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica) e da TCA 53-2 (Catálogo de Requisitos de Dados de Informações Aeronáuticas)

A otimização e o controle dos processos são de vital importância para o apoio às estratégias de qualquer empresa. Sendo que cada contexto requer um modelo de gestão diferente.
O SISCEAB está vivendo a transição para o modelo de Gestão de Informação Aeronáutica – AIM, que visa a muitos benefícios para a Comunidade ATM Global, a curto, médio e longo prazos. Para tanto, deve-se implementar os meios para obtenção e compartilhamento da informação, com acuracidade, qualidade, temporalidade e com um custo-benefício aceitável, que permita a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM) e viabilize uma base sólida para a evolução do Conceito ATM Nacional.
Assim, esta publicação foi reeditada com o objetivo de:
a) regulamentar as atribuições e responsabilidades das autoridades originadoras e fornecedoras;
b) implementar novos meios de encaminhamento das solicitações de divulgação de informação aeronáutica;
c) regulamentar o direito sobre a propriedade intelectual das autoridades originadoras e fornecedoras;
d) regulamentar o Sistema AIRAC e o Calendário Unificado de Publicações do DECEA; e
e) regulamentar o monitoramento da cadeia de informação com o objetivo de mapear o cenário nacional quanto ao cumprimento dos prazos e dos requisitos de qualidade, para a solicitação de divulgação de informação aeronáutica.

A TCA 53-2 deverá ser utilizada pelas autoridades originadoras e fornecedoras dos dados e das informações aeronáuticas, bem como pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica, em complemento a ICA 53-4.
Os procedimentos descritos nessas documentações não são simples, constituindo-se em uma série de funções complexas e interligadas dentro de um fluxo sequencial (Cadeia da Informação Aeronáutica), desde a origem dos dados, passando por sua publicação no AIP e outras mídias dela derivadas, até seu uso final pelos usuários.
Portanto, é essencial que o processo aplicado na origem, no processamento e na publicação dos dados e da informação aeronáutica esteja perfeitamente definido de modo a atingir os requisitos necessários.

Para acessar as publicações citadas, clique no link abaixo:

ICA 53-4 Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica - https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4959&refresh=395FBC88-7742-4D8F-B12DCF519D573056
TCA 53-2 Catálogo de Requisitos de Dados de Informações Aeronáuticas - https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4958