ROTAER D-AMDT 35/19 Ver Mudanças

Congonhas ( SBSP ) / SÃO PAULO, SP 23 37 34S/046 39 23W
AD PUB INFRAERO 5S UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 802 (2631)

17R - L4 , L9(2,87) [1] , L10 , L12A - ( 1940x45 ASPH 50/F/B/X/T COMP [2] L14A , L15 ) - L9 [1] , L10 , L12A - 35L

17L - L9 [1] , L10 , L12 - ( 1495x45 ASPH 38/F/B/X/U [4] L14 , L15 ) - L9 [1] , L10 , L12 - 35R

SBCW (SRPV-SP)
COM -
TORRE [9] 118.050 127.150 [15]
SOLO [9] 121.900
TRÁFEGO [9] [12] 120.600
ATIS [10] [8] 127.650
RDONAV -
ILS CAT I 35L ICO 110.1 2337.16S/04639.69W
ILS/DME 17R ISP 109.3 2338.26S/04638.93W
VOR/DME CGO [2] 116.9 2337.65S/04639.28W
CMB- [11] TF SER - S1   RFFS - CAT - 7
MET -

[6] [13]

AIS - [3] [7] (11) 5531-7602

RMK -

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
  1. Horário de funcionamento do aeroporto São Paulo/Congonhas será das 09:00 às 02:00.
  2. Entre 0900/1000 UTC e 0100/0200 UTC, serão proibidas as operações de ACFT cujos níveis de ruído estejam em desacordo com os limites estabelecidos nas subpartes “C” e “F” do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBAC 36), equivalentes aos capítulos 3, 5 e 10 do Anexo 16/volume 1 à Convenção de Aviação Civil Internacional e atualizações posteriores.
DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência 6,0t. Horário de funcionamento 0900-0000
  2. Área PRKG (Box 19) somente embarque e desembarque com permanência máxima de quarenta minutos
  3. Pátio aviação geral CLSD permanecendo 14 PSN para ACFT 09M e 01 PSN para ACFT 12M
  4. TWY OSCAR limitado OPS ACFT com envergadura máxima de 24M
  5. Pista de táxi para acesso à cabeceira da RWY 17R praticável com cautela, sendo compulsória a redução de potência para MNM de táxi entre a primeira curva após a posição nº. 2 e a posição crítica nº. 3. Ver gráfico na sala AIS.
  6. AVBL de PRKG: a. ACFT da aviação geral estarão sujeitas a serem desviadas para outros AD, devido pátio de PRKG e pernoite reduzido. Pátio da aviação geral, situado ao lado da RWY 17L/35R, com capacidade de 43 PSN, assim distribuídas: - 25 PSN para ACFT até 12M de envergadura; - 4 PSN para ACFT até 14M de envergadura; - 8 PSN para ACFT até 15M de envergadura; - 6 PSN para HEL. b. Pátios da aviação geral I e II, situados ao lado da RWY 17L/35R, destinados à estadia de ACFT. Pátio da aviação geral III Área de Manobras, situado ao lado da RWY 17R/35L, destinado à embarque e desembarque de PAX das empresas de Táxi Aéreo que operam com ACFT bimotoras, turboélice ou a jato, por tempo não superior a 01 (uma) hora, quando AUTH pela Administração do AP. c. Todas as PSN para PRKG de ACFT comerciais de empresas NTL e INTL no AP de Congonhas são incluídas no sistema “push-back” d. Somente será permitido o MAX de 40 MIN para permanência nos boxes de PRKG para os FLT DOM regulares.
  7. Área PRKG HEL Setor W hangar LIDER, dimensão 26 x 26 M resistência 6,0t.Horário de funcionamento 0900-0000
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST (antena) montado distante 5667M THR 17R AZM 023DEG ELEV 3369FT
  2. OBS OBST (torre) BTN THR 17L e 17R, ELEV 39FT.
  3. OBS OBST (EDIFICAÇÃO) LGTD COORD 233537.83S/0463818.65W ELEV 876,83M
ÁREA DE ATERRISSAGEM DE HELICÓPTERO
  1. Seção RWY 17L/35R na interseção desta com a TWY B, utilizável como área de LDG e DEP de helicópteros
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS AIC sobre Circulação de ACFT em voo VFR na TMA-SP.
  2. LIMITAÇÕES: a) As ACFT sujeitas aos horários de transporte aéreo (HOTRAN) cumprirão, nos pousos e decolagens, o sequenciamento de tráfego estabelecido pelo órgão ATS; b) Somente poderão operar ACFT que possam utilizar as duas RWY para decolagem e pouso. Exceto ACFT de voo domésticos regulares de passageiros; c) A operação de ACFT de asas fixas só será permitida com dois pilotos, exceto as ACFT de CAT TPP, desde que operada por piloto de linha aérea (PLA); d) Os voos domésticos não-regulares de PAX (charter) somente serão AUTH aos SAT SUN e HOL ou fora dos horários de grande MOV a critério da autoridade aeronáutica.
  3. Com finalidade de permitir saída ACFT prontas para DEP nos HR próximos ao fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham atingido o auxílio básico do procedimento de modo a garantir o pouso em Congonhas até as 01:45 UTC
  4. Reta final para pouso na RWY 17 deverá ser executada com cautela devido à existência de correntes descendentes próximas à cabeceira.
  5. Os seguintes serviços de transporte aéreo são autorizados: a) voos domésticos regulares de PAX; b) voos domésticos não-regulares (de PAX); c) voos não-regulares das empresas de táxi aéreo; d) voos da aviação geral; e)Voos internacionais não regulares de passageiros realizados com ACFT classificadas até o código 3-B, de acordo com o apêndice 3 do manual de projetos de ADs da OACI, com limite MAX de 15 assentos.
  6. PROC especiais ATC: a. Por necessidade do fluxo do TFC na TMA SP e/ou no AD, a sequência de acionamento e TAX será dada pelo GNDC São Paulo; b. Nos horários de alta densidade de TFC, será requerido que as ACFT efetuem suas OPS de DEP e ARR com o MNM possível de tempo de ocupação da RWY em uso; c. O APP São Paulo poderá vetorar as ACFT em FLT IFR para APCH visual sempre que as condições MET estiverem igual ou acima de 5KM VIS e 1000FT de teto. Nessa situação, será mantido o FPL IFR da ACFT até o piloto em comando declarar CTC visual com a RWY em uso. d. Nas OPS de ARR, os pilotos não reportarão para a TWR São Paulo a condição de trem de pouso. EXC situações de EMERG com referência ao seu baixamento e/ou travamento
  7. Condições especiais de operação: As ACFT cumprindo voos regulares de PAX que não puderem OPR na RWY auxiliar deverão informar esta COND a TWR no primeiro contato.
  8. OBS área de operação SIMUL de ACFT e HEL na FNA da RWY 17 de São Paulo/ Congonhas (Área de Controle Helicóptero), descrita e regulada em AIP Brasil SBSP AD 2.22(Procedimentos para os voos VFR dentro da CTR e Rotas VFR dentro da CTR).
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. Separação composta poderá ser aplicada na APRX final da RWY 17 e/ou rampa de TKOF da RWY 35 de São Paulo Congonhas (SBSP), entre ACFT IFR e HEL VFR em voo na área de controle HEL. Separação composta MIN a ser empregada: 2,5NMx500FT.
  2. ACFT CAT A e B CTC prévio com APP São Paulo ou TWR São Paulo (TRÁFEGO ou SOLO) respectivamente, quando não houver COND LDG/ ARR RWY 17L/35R
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. ACFT CAT A e B CTC prévio com APP São Paulo ou TWR São Paulo (TRÁFEGO ou SOLO) respectivamente, quando não houver COND LDG/ARR RWY 17L/35R
  2. Devido à necessidade de pedido prévio de slot, via Central Integrada de Slots, através dos telefones 0800-2826612 ativada mediante NOTAM
  3. Quando a serviço de Estado (pátrio ou estrangeiro) AD AVBL para OPR LAND/TKOF INTL necessitando de prévia comunicação à administração aeroportuária e dessa para a ANAC, com antecedência mínima de 24 horas (considerando finais de semana e feriados nacionais)
  4. AD não utilizável como alternativa
  5. O acionamento de APU de ACFT ou GPU, dentro do horário de funcionamento do AD, só será permitido em áreas determinadas pela administração do AD
  6. Desde que o operador da ACFT solicite os serviços dos órgãos ATS e da administração do AD, com antecedência MNM de 40 minutos, e apresente à Seção de Aviação Civil do AD de Congonhas (SAC-SP) os documentos que comprovem devidamente a natureza da operação antes da DEP ou após LDG, será permitida a operação BTN 0200/0900 UTC à ACFT: a. transportando ou destinadas a transportar enfermo ou ferido grave; b. transportando órgãos vitais para transplante humano; c.3. engajada em operação de SAR; ou d.4. em operação MIL, assim definida pela autoridade competente.
  7. Com a finalidade de permitir a saída ACFT prontas para DEP nos horários próximo ao fechamento do AD, poderá ser suspensa APCH ACFT que ainda não tenham atingido o auxílio básico do PROC, com a finalidade de garantir LDG em SBSP TIL 0145 UTC
  8. A TWR SÃO PAULO não informará a hora de DEP às ACFT. A instrução quanto à frequência do próximo órgão a ser chamado após a DEP e, se necessárias, instruções complementares, serão emitidas juntamente com a AUTH de decolagem. Salvo em situações excepcionais, as ACFT deverão manter escuta da FREQ da TWR até o cruzamento da THR oposta à RWY de DEP.
  9. Proibições: a. BTN 1000/1300 e BTN 2100/0000 UTC a OPS de ACFT convencionais EXC SAT, SUN e HOL. b. Planos de voo visuais de ACFT de asas fixas com DEST ou origem neste AD. c. Sede operacional de novas empresas de táxi aéreo e de manutenção. d. FLT de treinamento. e. FLT cargueiros, EXC voos exclusivos para o transporte de malotes bancários. f. Experiências e cheques com quaisquer tipos de ENG de ACFT BTN 0100-1000 UTC;
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego
  2. Em virtude dos requisitos operacionais necessários para as STAR e/ou SID na área terminal de São Paulo, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as aeronaves homologadas RNAV 1 ou RNP 1
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 17R - 66FT b. RWY 35L - 61FT c. RWY 17L - 35FT d. RWY 35R - 35FT
  • [2] NO AVBL além de 25NM: Setor 230/240 BLW FL050
  • [3] C-AIS - Aceita PLN e suas atualizações por TEL, somente para ACFT/HEL partindo de SBSP e HELPN situados na grande São Paulo; TEL CMA (11) 2112-3461; TEL/FAX PLN (11) 5090-9022 e TEL PLN (11) 5531-7602 e 2112-3450
  • [4] GROOVING
  • [5] FREQ será utilizada PROC OPR específico HEL
  • [6] EMS SER H24 (confeccionando METAR, SPECI e SYNOP)
  • [7] TEL/FAX (11) 5090-9022 e 2112-3450.
  • [8] (DLY 0900-0300)
  • [9] (DLY 0900-0200)
  • [10] D-ATIS
  • [11] (DLY 0800-0200)
  • [12] DCL
  • [13] Autoatendimento
  • [15] FREQ reserva
TEMP (0)

Suplementos AIP (2)

N0221 | 08/11/18 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- Obstáculo montado (guindaste) iluminado altitude no topo 867m (2845FT) AMSL nas coordenadas 233522.07S/0464102.83W (SAO PAULO, SP).

Período: De 08 de novembro de 2018, 0000 UTC até 30 de novembro de 2020, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.23

N0165 | 16/08/18 PROCEDIMENTOS DE VOO

- Alterações nos procedimentos de voo. Ver anexo.

Período: De 16 de agosto de 2018, 0000 UTC até 31 de dezembro de 2023, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.22 (RPLC SUP N096/18)

Anexo


NOTAM (21)

Z1016/19 N 19/08/2019 22:17
AD EXCLUIR RMK: NOS HORARIOS COMPREENDIDOS BTN 1000/1200 UTC E
2100/0000 UTC SOMENTE PODERAO OPERAR AS ACFT QUE POSSAM MANTER
VELOCIDADE DE APROXIMACAO FINAL MNM DE 120KT IAS
REF: AIP AD 2


D1326/19 N 19/08/2019 20:01
RWY 17R/35L CLSD DEVIDO OBRAS


D1285/19 N 14/08/2019 17:23
OBST MONTADO (PERFURATRIZ) LGTD COORD 233728.39S/0463938.59W ELEV 818,40M (2686FT)


D1092/19 N 17/07/2019 16:29
ILS RWY 35L U/S DEVIDO SER MAINT


Z0783/19 N 02/07/2019 14:45
NDB DAD 200KHZ RETIRADO
REF:
AIP BRASIL:
ENR 4.1
ENRC L2 H2
AD 2.19
AIP MAP:
IAC VOR Z RWY 35L/35R
IAC ILS Y OU LOC Y RWY 35L
IAC ILS X OU LOC X RWY 35L
SID IMBID 1E PUKRA 1E 35L/35R
SID IMBID 1F PUKRA 1F 17R/17L
SID PORBI 1C 17R/17L


Z0779/19 N 02/07/2019 13:58
ILS OM 75MHZ RWY 35L RETIRADO
REFERENCIAS:
-AIP MAP:
IAC ILS Y OU LOC Y RWY 35L SBSP
IAC ILS X OU LOC X RWY 35L SBSP
-SUP AIP:
N0014/19


Z0332/19 N 02/05/2019 20:29
TWY EXCLUIR INFO:
TWY PAPA, QUEBEC E SIERRA, LIMITADA OPS ACFT COM ENVERGADURA MAX DE 15M. ACFT COM
ENVERGADURA SUPERIOR A 15M PODERA EFETUAR O TAXIAMENTO DIRECIONADO AOS HANGARES
E PATIO DE PERNOITE (LADO LESTE), REBOCADA E COM COOR DA TWR.
REF: AIP BRASIL AD 2.20 ITEM 6.


Z0322/19 N 30/04/2019 14:46
SID RNAV IMBID 2E-PUKRA 2E RWY 35L/35R MODIFICADO QUADRO RMK DE IMBID 1D PARA IMBID 2E
REF: AIP MAP SID RNAV IMBID 2E-PUKRA 2E RWY 35L/35R


Z0270/19 N 01/04/2019 15:15
SER COMBUSTIVEL AVGAS RETIRADO
REF: AIP AD 2


Z0198/19 N 12/03/2019 23:12
SID RNAV PORBI 2A RWY 17R/17L
SID RNAV NINVU 3A RWY 35R/35L
MODIFICAR NDB RCL PARA WPT GERTU NA PLANTA
REF.: AIP-MAP


Z0197/19 N 12/03/2019 23:07
1-STAR CPN 1B RWY 17R/17L
2-STAR CPN 1B RWY 35R/35L
MODIFICAR NDB RCL PARA WPT GERTU NA PLANTA E NA DESCRICAO TEXTUAL DO SEGUIMENTO
REF.: AIP-MAP


Z1998/18 N 08/11/2018 19:56
SID RETIRADO NO QUADRO DE RMK AS INFO DE MNM PARA DEP
REF: AIP MAP SID (TODAS)


Z0940/18 N 01/06/2018 15:15
MET (CMA 1 A 9) OPR NA MODALIDADE DE AUTOATENDIMENTO
REF: ROTAER 3-S
AIP BRASIL AD 2


Z4152/17 N 28/12/2017 19:00
IAC ILS Y OU LOC Y RWY 17R MODIFICAR NA PLANTA E NA VISTA DE PERFIL HDG FAF E
APCH INTERMEDIARIA DE 168 PARA 169
REF.: AIP-MAP


Z3987/17 N 23/11/2017 14:22
SID IMBID 1E - PUKRA 1E RWY 35L/35R MODIFICAR NOME PARA IMBID 1G - PUKRA 1G RWY 35L/35R
REF: AIP MAP


Z3702/17 R Z3662/17 19/10/2017 10:16
STAR RNAV CPN 2A RWY 17L/17R
STAR RNAV CPN 2B RWY 35L/35R
INSERIR NO FIXO UGOVU LVL MNM FL200
REF: AIP MAP (STAR)


Z2588/17 R Z1248/16 25/08/2017 22:23
ATIS D-ATIS (DATA LINK ATIS) HR SER 0900-0300 INSTL
REF: AIP MAP PDC, VAC, SID (TODAS), STAR (TODAS), IAC (TODAS)


Z2570/17 R Z1551/16 23/08/2017 21:09
NDB PP 330 KHZ RETIRADO
REF: AIP-MAP IAC ILS X OU/OR LOC X RWY 35L
ARC SAO PAULO


Z4463/16 N 28/11/2016 18:19
TMA EM VIRTUDE DOS REQUISITOS OPERACIONAIS NECESSARIOS PARA AS STAR
E/OU SID NA AREA TERMINAL SAO PAULO, A UTILIZACAO DAS ROTAS RNAV 5,
SAINDO OU CHEGANDO DO AD SERA DESTINADA EXCLUSIVAMENTE PARA AS
AERONAVES HOMOLOGADAS RNAV 1 OU RNP 1
REF: AIP BRAISL ENR 3


Z3023/16 R Z1578/14 12/08/2016 19:50
TWR D-CL (DATA LINK CLRD) AUTH DE TFC VIA DATA LINK ACT 0900-0200

REF:AIP MAP ADC
PDC
VAC
SID(TODAS)
STAR(TODAS)
IAC(TODAS)


Z1540/16 N 12/05/2016 18:09
NDB IB 240KHZ RETIRADO

REF: AIP-MAP: SID IMBID 1B - PUKRA 1B RWY 17L/17R,
SID IMBID 1B - PUKRA 1B RWY 35L/35R,
SID NINVU 1B 35L/35R,
STAR SAT 1B - VUDBU 1B 35L/35R,
STAR SALTU 1B RWY 17L/17R


Nascer/Por do Sol

09:01

21:00


METAR

161000Z 05003KT CAVOK 20/16 Q1020=

TAF

160200Z 1606/1618 06006KT CAVOKTN18/1609Z TX31/1617ZPROB30 1611/1618 00000KT RMK PGE=


Cartas (29)

ADC


AOC


IAC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (26)