ROTAER D-AMDT 32/19 Ver Mudanças

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/ Galeão - Antônio Carlos Jobim ( SBGL ) / RIO DE JANEIRO, RJ 22 48 36S/043 15 02W
AD INTL PUB/MIL INFRAERO 13/NE UTC-3 VFR IFR L21 , L23 , L26 9 (28)

10 - L5 , L9 [1] , L11A , L12A - ( 4000x45 CONC 78/R/A/W/T L14A , L15 , L19A , [2] L20A ) - L4 , L9(2.95) [1] , L11A , L12A - 28

15 - L4 , L9 [3] , L12A - ( 3180x47 ASPH 73/F/B/X/T L14A , L15 ) - L9 [3] , L12A - 33

SBCW (SRPV-SP)
COM -
TORRE GALEÃO [8] 118.000 118.200 121.500 [5]
SOLO GALEÃO 121.650 128.350 [10]
TRÁFEGO GALEÃO [4] 121.000
ATIS [9] 127.600
RDONAV -
VOR/DME PCX 114.6 2242.92S/04251.45W
IM ITB 75 2248.14S/04315.44W
OM ITB 75 2249.75S/04321.72W
NDB YLA 330 2247.22S/04310.06W
ILS/DME 15 IJB 110.5 2249.81S/04314.22W
ILS/DME 28 ILM 115.5 2248.16S/04315.51W
ILS 10 CAT II ITB 109.3 2247.48S/04312.86W
CMB- TF SER - S1   RFFS - CAT - 10
MET -

(21) 3398-3057 CMA 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11

CMM 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12

AIS - [6] [11] (21) 3398-3016 [7] [12] AIS MIL – (21) 2101-6417

RMK -

DADOS SOBRE OS PÁTIOS, PISTAS DE TAXI E PONTOS DE VERIFICAÇÃO
  1. TWY B e N LDG/DEP eventuais. Vide capítulo II.
  2. O pátio nº. 1 é destinado às ACFT: em voo internacional, comerciais em voo doméstico, executivas, de órgãos do governo, táxis aéreos e, em situações excepcionais, helicópteros para transbordo de passageiros de e para voos comerciais.
  3. O pátio nº. 5 é destinado às ACFT: de aviação geral doméstica, de aviação comercial para manutenção ou estadia prolongada, cargueiros, de transporte militar; do CAN; helicópteros; desviadas de outros aeroportos por motivos técnicos ou meteorológicos, exceto as previstas para o pátio nº. 1; da ponte aérea Rio/São Paulo, em caráter eventual.
  4. As ACFT militares com destino ao pátio militar do SBGL deverão efetuar chamada na frequência de operações em 122,5 MHz.
OBSTÁCULO DE AERÓDROMO
  1. OBS OBST LGDT:
    Edificação nas COORD 224831,51S/0431211,07W, ELEV 193FT/58,81M.
    COORD 224836.96S/0431206.85W ELEV 204FT/62,12M.
    Edificação COORD 22°48'55,20"S/043°11'35,60"W ELEV 161FT/19,5M
    Mastro COORD 22°50'22,99''S/043°17'04,99''W ELEV 223,42FT/68,10M
    Edificação COORD 22°48'36,96''S/043°12'06,85''W ELEV 223,49FT/68,12M
REGULAMENTOS PARA TRÁFEGO LOCAL
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de TFC.
  2. Restrição a classes e tipos de ACFT: - ACFT WO EQPT RDO; - GLD; - ACFT WO transponder ou com falha neste EQPT; - FLT de ultraleves motorizados.
  3. Restrição aos serviços aéreos: - Lançamento de objetos ou pulverização; - Reboque de ACFT; - Lançamento de paraquedas; - FLT acrobático.
PROCEDIMENTOS DE VOO
  1. O AD pode ser utilizado regularmente por quaisquer ACFT compatíveis com o RCD 4E ou inferior;
  2. OPS Especiais: OPS da ACFT Boeing 747-8 e Airbus A380 são permitidas de acordo com os PROC especiais descritos no MOPS aprovado pela ANAC.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
  1. OBS torre balizada com 72M de altura, situada no Morro do Inglês (Ilha do Governador)
  2. Atenção para não confundir, na aproximação para a RWY 15, ao norte do AD, a iluminação da Refinaria Duque de Caxias com as luzes da RWY, ambas na mesma direção.
  3. Permitido, entre 0500-0800, treinamento de toque e arremetida de ACFT CIVIL.
  4. As decolagens dos DC-10 e B-747 da RWY 33 serão feitas após os primeiros 60M, observando-se a marcação amarela, determinando a posição da cabine de comando dessas ACFT.
  5. Proibido o cheque de motores na área de PRKG da Sala AIS MIL da Base Aérea do Galeão.
  6. RWY 10: Pontos de toque ILS ITB e VASIS, não coincidentes e afastados (63M).
  7. RWY 28: Pontos de toque ILS ILM e VASIS, não coincidentes e afastados (43M).
  8. OBS pássaros (urubus e garças) nos SECT de FNA das RWY 15 e 10 e na lateral esquerda da RWY 10, em toda a sua extensão.
  9. AVBL fornecimento de oxigênio gasoso pela Ala 11.
CARTAS RELACIONADAS AO AERÓDROMO
  1. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego.
  2. Em virtude dos requisitos OPR necessários para as STAR e/ou SID na TMA do Rio de Janeiro, a utilização das rotas RNAV 5, saindo ou chegando do AD, será destinada exclusivamente para as ACFT homologadas RNAV 1 ou RNP 1.
COMPL -
  • [1] MEHT: a. RWY 10 - 72FT b. RWY 28 - 71FT
  • [2] TWY AA, BB, CC e DD
  • [3] MEHT: a. RMY 15 - 71FT b. RMY 33 - 89.77FT
  • [4] (DLY 0900-0200)
  • [5] EMERG.
  • [6] C-AIS RJ aceita PLN e suas atualizações por: TEL CMA: (21) 3398-3057, 3398-3615 TEL/FAX PLN: (21) 3398-4738.
  • [7] Aceita PLN e suas atualizações por: TEL/FAX CMM/PLN: (21) 3398-4631.
  • [8] D-CL.
  • [9] D-ATIS
  • [10] SRY
  • [11] (21) 3398-4565
  • [12] (DLY 0900-0100)

Pista de Taxi

TEMP (0)

Suplementos AIP (3)

N0235 | 10/10/19 OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO

Obstáculo (BALÃO CATIVO) iluminado coordenadas 224239.31S/0431447.24W elevação 719FT AMSL RAIO 05M perigoso.

Período: De 10 de outubro de 2019, 0000 UTC até 18 de maio de 2020, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.10

N0236 | 10/10/19 OBSTÁCULOS DE AERÓDROMO

- Obstáculo (BALÃO CATIVO) iluminado coordenadas 224231.71S/0431720.71W elevação 673FT AMSL RAIO 200M perigoso.

Período: De 10 de outubro de 2019, 0000 UTC até 18 de fevereiro de 2020, 2359 UTC.
Ref: AIP AD 2.10

N0126 | 09/11/17 AUXÍLIO À NAVEGAÇÃO

- NDB NOA 215 Khz não utilizável.

Período: De 09 de novembro de 2017, 0200 UTC até 31 de dezembro de 2019, 0159 UTC.
Ref: AIP ENR 4.1 (RPLC NOTAM D1440/17)

NOTAM (29)

D1701/19 N 13/10/2019 00:37
PAPI RWY 33 U/S


D1691/19 R D1324/19 11/10/2019 19:51
RWY 15/33 CLSD DEVIDO SER MAINT


D1690/19 R D1325/19 11/10/2019 19:48
RWY 10/28 CLSD DEVIDO SER MAINT


D1669/19 N 10/10/2019 21:28
OBST (GRUA) LGTD COORD 225146.48S/0431500.51W ELEV 200FT MONTADO


D1636/19 N 04/10/2019 18:04
EXIBICAO AEREA (ESQUADRILHA DA FUMACA) SUBJ AUTH/COOR APP-RJ
ACONTECERA CENTRO COORD 225232S/0432304W RAIO 05NM RTO


D1546/19 R D1439/19 20/09/2019 14:37
AD AS ACFT DA AVIACAO DOMESTICA SO PODERAO UTILIZAR O AD
COMO ALTN MEDIANTE COOR COM 01HR DE ANTECEDENCIA DA
TKOF COM O CGNA (21) 2101-6414


D1519/19 N 16/09/2019 23:06
OBST (GRUA) LGTD COORD 224715.95S/0431659.47W ELEV 214FT MONTADO


D1518/19 N 16/09/2019 23:05
OBST (GRUA) LGTD COORD 224717.63S/0431700.71W ELEV 214FT MONTADO


D1441/19 R D0857/19 04/09/2019 22:36
IAP ILS S RWY 15 NEG AVBL


Z0980/19 N 09/08/2019 11:04
AD CARACTERISTICAS FISICAS DA RWY 15/33 MODIFICADAS PARA:
1-DIMENSOES RWY 3180MX47M
2-TIPO DE PISO ASPH
REF: AIP BRASIL AD 2
AIP MAP ADC


Z0975/19 N 08/08/2019 00:28
TWY LIMA 6 INSTL:
LARGURA 23M
TIPO DE PISO CONC
RESISTENCIA 55/R/B/W/T
REF: AIP BRASIL AD 2.8


Z0973/19 N 07/08/2019 22:35
DIST DECLARADAS RWY 15/33 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 15 3060M 3180M 3060M 2930M
RWY 33 3050M 3180M 3050M 2930M
REF:AIP BRASIL AD 2
AIP MAP ADC


Z0972/19 N 07/08/2019 22:32
FAIXA DE PISTA RWY 15/33 MODIFICADO PARA 3300MX280M
REF: AIP BRASIL AD 2
AIP MAP ADC


Z0931/19 N 29/07/2019 19:31
AIS MIL HR SER 0900-0100
REF: AIP AD 2


Z0826/19 N 05/07/2019 19:54
SID KOTLI 1A 1B RWY 28/33
ALT MAX FIXO KOTLI: 7000FT
REF: AIP MAP


Z0823/19 N 05/07/2019 17:17
ILS IGL RWY 15 RETIRADO
REF: AIP MAP ADC


Z2249/18 N 27/12/2018 19:34
IAP VOR Y RWY 15 DE SBGL, CORRIGIR NA TABELA VIS:
1- CAT A B (ALS/NO ALS/RVR ALS (M)) 800/1600/NIL
2- VOR/DME CAT C D E (ALS/NO ALS/RVR ALS (M)) 1300/2000/NIL
REF.: IAC VOR Y RWY 15


Z2047/18 N 14/11/2018 18:37
SID RNAV PUMSO 2A RWY 15 CORRIGIR:
IDENT DO FIXO DE SINAG PARA ADA
NOME DA TRNS DE SINAG PARA ADA
REF: AIP MAP


Z1999/18 N 08/11/2018 19:57
SID RETIRADO NO QUADRO DE RMK AS INFO DE MNM PARA DEP
REF: AIP MAP SID (TODAS)


Z1839/18 N 11/10/2018 20:03
APP RIO SECT VFR FREQ 133.300 MHZ (PRI) E FREQ 126.200 MHZ (SRY) SER H24 INSTL
REF: AIP AD 2 (SBGL AD 2.18)
VAC


Z1838/18 R Z3013/16 11/10/2018 20:00
APP RIO FREQ OPR MODIFICADAS PARA:
PRI SRY
SECT 1 134.400MHZ 121.250MHZ
SECT 2 119.000MHZ 120.550MHZ
SECT 3 124.950MHZ 134.950MHZ
SECT 4 129.800MHZ 125.950MHZ
SECT 5 119.725MHZ 132.975MHZ
SECT 6 128.900MHZ 119.350MHZ
SECT 7 129.200MHZ 120.750MHZ
EMERG 121.500MHZ
REF: AIP AD 2 (SBGL AD 2.18)
IAC
SID
STAR
VAC


Z0734/18 N 19/04/2018 19:25
OXIGENIO (GASOSO) INSTL
REF: ROTAER 3-R
AIP BRASIL AD 2


Z0670/18 N 02/04/2018 17:39
OBST (MASTRO) LGTD MONTADO COORD
225022,99S/0431704,99W ELEV 68,10M
REF: ROTAER 3-R
AIP BRASIL AD 2.10
AIP MAP VAC, AOC


Z0589/18 R Z0588/18 21/03/2018 18:43
OBST (EDFICACAO) LGTD MONTADO COORD 224836,96S/0431206,85W ELEV 68,12M
REF: AIP BRASIL AD 2
ENR 5
ROTAER 3-R


Z0385/18 N 08/02/2018 16:11
OBST (EDIFICACAO) LGTD MONTADO COORD 224831,51S/0431211,07W ELEV 58,81M
REF: AIP AD 2.10
AIP MAP VAC, AOC
ROTAER 3-R


Z0375/18 N 07/02/2018 12:40
CTR GALEAO 1 MODIFICADA: BDRY LT DELIMITADOS PELAS COORD 224240S/0432039W, 224520S/0431512W, 224312S/0430640W, 224821S/0430510W, 225303S/0431355W, 225211S/0431446W, 225114S/0431843W, 224950S/0432033W, 225026S/0432145W, 224856S/0432315W E 224505S/0432225W
REF: ROTAER 3-R
AIP ENR 2.2
AIP MAP ENRC L2
ARC RIO-SAO PAULO


Z3704/17 N 19/10/2017 15:51
FAC A/G TWR (CLRD) GALEAO FREQ 135.100MHZ (SRY) HR SER 0900-0200 INSTL
REF: ROTAER 3-R
AIP-BRASIL AD 2.18
AIP-MAP: AGMC(TODAS), ADC E PDC


Z2565/17 N 23/08/2017 19:10
TWR GALEAO (GNDC) FREQ 128.350 MHZ (SRY) HR SER H24 INSTL
REF: ROTAER 3-R
AIP BRASIL AD 2.18
AIP MAP IAC, AGMC, ADC, PDC E VAC


Z4459/16 N 28/11/2016 17:18
TMA - EM VIRTUDE DOS REQUISITOS OPERACIONAIS NECESSARIOS PARA AS
STAR E/OU SID NA AREA TERMINAL DO RIO DE JANEIRO, A UTILIZACAO DAS
ROTAS RNAV 5, SAINDO OU CHEGANDO DO AD SERA DESTINADA
EXCLUSIVAMENTE PARA AS AERONAVES HOMOLOGADAS RNAV 1 OU RNP 1
REF: AIP BRASIL ENR 3


Nascer/Por do Sol

08:18

20:58


METAR

170300Z 13003KT 9999 SCT020 BKN070 24/20 Q1018=

TAF

162134Z 1700/1806 12007KT 8000 SCT020TN22/1708Z TX30/1717ZBECMG 1708/1710 04005KT 4000 BR BKN008BECMG 1711/1712 7000 NSW BKN013BECMG 1715/1717 13015KT SCT030BECMG 1800/1802 11005KT RMK PHI=


Cartas (60)

ADC


AOC


GMC


IAC


PATC


PDC


SID


STAR


VAC



Rotas Preferenciais (1)